sábado, 21 de novembro de 2009

NÃO DEIXAR DE SONHAR





Recrudescer

“O problema não é o problema - o problema é a atitude em relação ao problema”.
(Kelly Young)

Todas as pessoas querem uma vida fácil, tranqüila e feliz, onde possam viver em paz. O que não gostam de admitir ou reconhecer, é que no percalço da vida haverão de enfrentar sofrimentos, desses que tentam nos afugentar do caminho, daquilo que logramos conseguir. Sofrimento envolve paciência, calma, alma, clareza de ideais e valores que proclamamos, coragem para reafirmá-los, mesmo quando julguem improváveis, inviáveis... Queremos tudo rápido, com a mesma velocidade que desistimos do que fora proposto. O sofrimento embora turvo, nos ensina a reconhecer nosso real objetivo e desejo, faz com que vivamos com mais intensidade a beleza de cada ocasião. Certa vez li, “Quem pretende apenas a glória, não a merece”. As pessoas têm medo de sofrer, ao invés, poderiam reconhecer que isso é inevitável e inerente a suas vidas, certamente, isso as levaria a enfrentar as coisas de uma outra maneira.
 Não existem receitas, de como lidar com o sofrimento, nem essas humildes palavras ambicionam isso. Eu sei que muitas vezes, não precisamos de muito, queríamos alguém que nos desse a mão, afagasse nossos cabelos, que nos desse um colo e palavras de incentivo, sem o tempo insensível das cobranças e das brigas. Acontece, que “as pessoas se sentem sós, pois constroem muros ao invés de pontes”, têm medo ou vergonha de se relacionarem e/ou de reconhecer isso, e dessa forma, vão se tornando cada vez mais solitárias. Não se pode esperar apenas felicidade da vida, ignorar isso é dar um passo forte rumo a tristezas e decepções que vira e meche, tumultuam nossos passos. Precisamos estar abertos, para rever nossos planos e metas, o que em momento algum significa desistir deles, mas sorrir a possibilidades de novos passos para trilharmos nossos sonhos. Eis a oportunidade de conhecimento próprio, de experimentação, de novos desafios, eis a chance de encontrarmos a paz. Que como bem postulado, paz não é ausência de conflitos, mas a maneira como lidamos como eles, preservando o brilho e o encanto pela vida. Como escreveu o poeta português Sebastião da Gama, “Pelo Sonho é Que Vamos”:

“Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.

Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia a dia.

Chegamos? Não chegamos?
- Partimos. Vamos. Somos.”


Não temamos os sofrimentos! Tenhamos diante deles, serenidade e um sorriso bem largo no rosto. Sei que não é fácil, porém, isso é uma questão de escolha, não duvide disso! Tomemos a vida pela mão, como uma grande brincadeira de roda, redescobrindo os sabores da infância, os segredos rascunhados num caderno de perguntas. E se o que quisermos for de fato verdadeiro, haveremos de conseguir, basta deixar a vida acontecer e não temermos o por vir. 

Rodrigo Costa Lima


Nenhum comentário: