sábado, 24 de dezembro de 2011

SONHOS NATALINOS!



MENSAGEM DE NATAL 

“Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...” (Mario Quintana)



Ao longo do ano desejamos inúmeras mensagens de bem querer aqueles que se fazem importantes em nossas vidas ou que julgamos merecerem um pouco das nossas palavras, ainda que tortuosas ou simplórias. Passam-se os aniversários, passam-se as datas célebres - festivas e todos os votos tornam-se como lembranças oficiais para cada uma dessas ocasiões já marcadas no calendário anual. No entanto, esse período, esse momento, perpassa os demais pelo clima de união que se estabelece em todo lugar.

Ahh, o Natal... Natal... Esta data mágica, que envolve corações, enfeitando nossos lares, iluminando vidas, reacende no íntimo das pessoas os laços de comunhão fraternal e solidariedade, perdão e amor.

Façamos então, a nossa mensagem especial para aqueles que são especiais e numa data especial!

Viver este 25 de dezembro apenas como uma data festiva, não a torna completa, não nos permite acessá-la nem em seus significados recorrentes. Natal não é apenas uma data. Aquela data marcada no calendário de cada ano. Propícia para uma ceia bonita e farta posta a mesa, tal qual as propagandas de TV, onde logo após existe a entrega daqueles belos presentes escolhidos a dedo para aqueles que se fazem merecedores... Não! Natal nunca foi isso e quando o reduzimos a essas situações, ele realmente torna-se apenas mais uma data.

Natal é nascimento, renovação, reflexão!  É o partilhar de abraços, sorrisos, sentimentos. Acontece primeiro em cada coração, para posteriormente existir em nossos gestos.  Existe tanta pressa e o que realmente interessa nem sempre é vivido. Enquanto esperarmos pelo presente ou que o valor dele seja proporcional a quantidade de afeto do outro por nós, nunca experimentaremos realmente o Natal. A beleza hoje anda maquiada, estereotipada, uniformizada e a simplicidade se perde no meio disso tudo, o belo tem se tornado superficial e descartável.  

Ei, você se encantou pela vida hoje? Já parou e observou o sol que arde lá fora? E o vento? Já parou pra sentir o vento? Ele, em plena harmonia com o sol, vem tocar e abrir suas cortinas, como para dizer-te: “Vem brincar comigo!” Ei, já reparou na vida? Já se emocionou vendo o pôr-do-sol? E o cheiro bom de terra molhada? Há quanto tempo você não observa a chuva? Os sons do seu pimpilar... Os pássaros em revoada, as folhas que caem e cobrem de carinho o chão. O Natal é feito de simplicidade, da humildade que nos aproxima, da humanidade que nos inunda dos reais e verdadeiros desejos.
Chegar ao fim de ano e olhar para traz nos faz refletir o quanto percorremos e o quanto vivemos até este dia. Repensar alegrias, tristezas, inícios e fins, vitórias e derrotas tornam-nos mais dispostos e corajosos a encarar o que possa vir a acontecer adiante na nossa jornada. Este é o momento de repensarmos atos, palavras, repensar o eu de cada um. Reparar os erros dessa caminhada.

O nosso desejo de Natal é que os momentos felizes se façam presentes no hoje e no amanhã. Que a paz una não somente para o agora, mas que se mostre como uma força superior que deseja permanência duradoura. Que a felicidade e a alegria estejam presentes em cada palavra ou cada gesto que por ventura atravesse o teu olhar. Que o amor fortaleça os laços e mostre-os do quão é capaz de tornar tudo tão belo e digno de ser vivido intensamente, sem nenhum medo. Que as trocas sejam de carinho, atenção e afeto e não somente de meros presentes. Que a fartura seja de extasiantes alegrias e não somente de comidas maravilhosas. Que o líquido seja representado pelas lágrimas dos tantos risos incontidos e não somente pelas bebidas. Que possamos repartir nos abraços, o amor verdadeiro!  E por fim, que a festa seja resultado das tantas alegrias de tantos reencontros marcados... e não somente pelas badalações festivas!

Desejamos, com todo o carinho que o mundo nos permite, um Feliz Natal a todos.
Abraços afetuosos.

 Nayara Evelinne e Rodrigo Costa Lima.




---------------------------------------------------

P.S.: Agradeço a  Nayara (Nay) a parceria nesse texto, sem dúvida uma honra muito grande escrever sobre o Natal com uma pessoa de tanta senssibilidade e bom humor! Além disso, ela mantém um blog, [Entre]linhas & Rabiscos, vale conferir!

Um comentário:

Um Silêncio Eloquente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.