segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SONHO INFECUNDO




Ilusão Certificada

Pra que tanta teoria
Tentando forjar explicações sobre a vida?
Livros, teses, monografias
Racionalizam, banalizam, esterilizam
As idas e vindas.

A academia definitivamente não é pra mim
Um jogo banal de interesses escusos
Cada qual tome seu rumo
Ajudas celebradas em favorecimentos futuros
Não existem amigos, arregimentam alianças
Desfeitas em nome do sincero egoísmo oportuno.

A vida ali é banal
Títulos e mais títulos
Enumeram a certeza em um glorioso futuro
Conhecimento em detrimento do humano
Erudição a favor da apatia
Ambição pormenorizada na “pregação” do mestre ou doutor
Seja lá como for
Disse-me outro dia, um poeta a quem o peito ardia:
“Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu”.

E a vida, nobres senhores
Onde fica?
Mudar, transformar?!
Palavras mortas nas grades
Compõem uma grande decepção.
Dizem-me os catedráticos:
“Oh! Desculpe foi um engano.
[silêncio e risadas]”
Nesse paradigma,
Pasmem... Propõem ajudar o ser humano.

Rodrigo Costa Lima

3 comentários:

Anônimo disse...

UAU! Muito crítico. Adorei!

Unknown disse...

Oi, rodrigão!!!!! Não Gostei! e vou dizer porque, segue:

Pra que tanta teoria
Tentando forjar explicações sobre a vida?
As teorias não servem para forjar explicações elas pretensas explicações, eu lhe pergunto vc vive sem teorias? claro que não e
Livros, teses, monografias
Racionalizam, banalizam, esterilizam
As idas e vindas. Obvio que não idéias são para serem trocadas questionadas, racionalizadas elas vão e vem e não necessariamente de cima para baixo, afinal todo homem pensa e as teses são uma forma de expressão humana de raciocínio, dizer banalização e dizer que o vc fez entrevistando aquelas pessoas no seu trabalho foi falso e sem compromisso social, eu te pergundo vc pensa assim?
A vida ali é banal (...)Banal, vc acha que 4 anos q passamos lendo, estudando e discutindo como diria cazuza "tentando mudar o mundo" foi banal? acho que não, pelo menos para mim não foi e nunca será.
Conhecimento em detrimento do humano
Erudição a favor da apatia (...)Vc realmente concorda com isso, e nosso seminário, sobre cultura, nós fomos nas escola, estudamos com os aluno, fizemos trabalhos com eles isso é detrimento, penso que não, a
academia não é o fim, não menos que a politica mal elaborada, não menos que a compra de voto, e eu é vc como professores, não vivemos tentando deteriorar e sim entender o ser humano. discorda?
"E a vida, nobres senhores
Onde fica?" onde sempre esteve no mundo real, em uma luta contaste pelo melhor e sem nossas teorias, não haveria a práxis que é necessária.
Mudar, transformar?!
Palavras mortas nas grades"
Não, não são pelo menos para mim, e sem querer esterilizar seu texto, vou tentar concluir, se vc não acreditar mais no humano, com trasformador, vc perdeu o que eu sempre admirei em vc, sua fé.
E para mim palavras mortas tambem fazem a diferença, afinal a morte não é o fim para quem pode passar sua força de vontade para mais um.

BERGSTON LUAN

Rodrigo disse...

Fala ae Bergston, tudo bom? Quero começar agradecendo a atenção e pelas críticas, sei que são de um verdadeiro amigo e parceiro de sonhos afora! Mario Quintana certa vez escreveu: "Contudo, os verdadeiros versos não são para embalar - mas para abalar." Vem meio nesse sentido, um momento de insatisfação e desânimo perante algumas coisas que vi. E da mesma forma, suas palavras me fizeram refletir bastante.
O belo dos poemas, sem dúvida, é interpretação única e pessoal de quem os lê. Porém, deixe clarear alguns pontos: 1º: essa decepção não vem em momento algum, desses quatro anos de convivência na Universidade, nesse período concretizamos e alimentamos mtos dos nossos sonhos e ideologias. Peço muitas desculpas quanto a isso, e reitero, nunca coloquei o xeque o que fizemos, pois foi sempre sincero e com a melhor das intenções, construímos juntos parte de nossas personalidades;
2º: é uma crítica a postura apática de alguns professores e alunos, em todo discurso fajuto, que emperra e empobrece a Universidade, falta mais atitude ao invés de simples palavras lançadas em uma sala. Sem dúvida a teoria é importante, pq fundamenta e solidifica um estudo, porém, ficar preso somente a ela...;
3º: se você perceber bem, essa indignação vem de uma vontade de mudança, ao mesmo tempo, de uma tristeza de perceber o quanto a essência do curso vem sendo ignorada, sabe? Sempre desejamos atitudes mais concretas, que possibilitem realmente mudar a vida das pessoas e fizemos isso a maior parte do tempo em que estudamos juntos. Esse poema generaliza bastante as coisas, pelo fato de termos a plena noção da existência de pessoas ali, que pensam e agem de forma diferente. Essas palavras não foram sentidas pensando nelas, mas no restante que se diz intelectual e não consegue se comover com a vida alheia.

"E para mim palavras mortas também fazem a diferença, afinal a morte não é o fim para quem pode passar sua força de vontade para mais um."
Cara, eu confesso estar um pouco desiludido com tanta sujeirada, mas sem dúvida você tem razão! Assumir a passividade como um escudo não é o caminho. Perder a fé nunca, pq ela é a essência da vida, acreditar em si e que se pode fazer as coisas, mas as vezes bate um desânimo e nesse momento aparecem os verdadeiros amigos, que com seus gestos, do nada, apenas com sua sinceridade e coração nos fazem atinar pra tantas coisas que vinha esquecendo e deixando de praticar. Às vezes o sonhador também cai, rodeado por seus sonhos e massacrado pela realidade, rodeado pela apatia e descrença, desamor... Isso não é uma justificativa para minhas atitudes, é um cara em busca dos seus passos e de si próprio!
Obrigado pelas palavras e por sua amizade, sempre solicita e sincera! Abraços!!!

OBS.: Espero ter clareado um pouco mais as coisas!

"It seems absurd but try to accept,
That heroes may also bleed"